Clube da D20
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Breve Histórico

2 participantes

Ir para baixo

Breve Histórico Empty Breve Histórico

Mensagem por Presidente Ter Out 26, 2010 9:25 am

Sucedendo um outro sucesso de mercado, a D10, em 1985 nasce a D20.

Equipada com motor Perkins Q20B, tinha mais força e mantinha a robustez da D10.

As D20 de 1985 a 1991 mantiveram esse mesmo motor, onde que em 1992 a revolução do mercado aconteceu, é lançada a D20 com motor Maxion S4, e Maxion S4T – turbinada- esse último com câmbio equipado com a quinta marcha “overdrive” ou mais conhecida como “quinta louca”. Ele fazia com que a D20 tivesse uma boa retomada de velocidade em quinta marcha sem forçar o motor, assim como em descidas, ele não “segurava” a D20, evitando assim a “banguela”. Essa marcha “overdrive” equipava somente as D20 com turbo de fábrica, de 1992 a 1996.

Na parte externa, a D20 manteve também os faróis quadrados assim como a configuração do painel de 1985 a 1992, mas em 1992, com a introdução do turbo, acrescentou –se o marcador de pressão do turbo, e extinguiu – se o horímetro (equipamento usado para marcar as horas de funcionamento do motor) presente apenas nos Perkins. As D20 foram lançadas primeiramente nos modelos Custom S (Standard), que apresentavam um acabamento mais simples, e a Custom DeLuxe, com um padrão mais luxuoso de acabamento. Ainda em 1992, além das versões Custom S e Custom DeLuxe, foi apresentada a primeira versão das Conquest, essa por sua vez vinha equipada com retrovisores grandes, lanterna espia na parte externa da cabine (a mesma que equipa as D40), rodas brancas com faixas azuis, tecido exclusivo nos bancos, faixas laterais em tons de azul e verde, além dos opcionais encontrados na versão DeLuxe, ela contava também com protetor de caçamba e capota marítima como opcionais.

Devido ao tratamento de anti-corrosivos na pré-pintura, os modelos de 1985 a 1992 são os mais resistentes à corrosão.

Em 1993 as D20 ganharam nova frente e painel, modernizando seu visual. Porém, passaram a ser fabricadas em parceria com montadoras da Argentina e principalmente a pintura ficou por conta deles onde, a ausência das preparações com anti-corrosivos, permitiu o aparecimento precoce de pontos de ferrugem. Ainda em 1993 surge, através dessa parceria Brasil x Argentina, as D20 Champ 1 – lê – se Champ one – e as El Camino, além das Custom S, Custom DeLuxe e Conquest.

A Conquest nesse ano ganha além dos opcionais das 92, o espelho elétrico. As maçanetas, assim como os suportes de amarração de carga, passaram a ser na cor cinza. Mudou –se também as cores das faixas, dessa vez, com tons avermelhados mas o desenho delas se manteve, assim como as rodas brancas.

As Champ 1 saíram apenas na cor vermelha e com faixas brancas, elas mantinham os opcionais das DeLuxe, porém a diferença estava por fora, nos para choques e no santo Antônio.

A El Camino foi a única versão especial a sair com a cabine dupla de fábrica. Ela tinha praticamente as mesmas formas da Champ 1 porém, vinha com mais cores disponíveis.

Em 1994, a única mudança ficou por conta da Conquest, onde mudou-se apenas as faixas, que passaram a ser retas e nas cores azul e vermelho.

No final de 1995, a GM, além de mudar a Conquest drasticamente, liberando novas cores para a versão (de 1992 a 1994 eram exclusivamente brancas) lança para a D20 o motor Turbo Plus. Forte, veloz, e robusto esse motor impressionou muita gente, principalmente os que não eram acostumados a dirigir Caminhonetes diesel.

A GM também lança a cor cinza para a D20. As Conquest esse ano passaram a sair com rodas de liga leve (palito) como opcional, faixas menores e mais baixas, ganharam novas cores tais como a azul, vinho, verde e a tradicional branca.

Esse é um breve histórico sobre as D20, não apenas uma caminhonete, mas a majestade, a rainha de todas, não só pela longevidade, mas sim pelo custo benefício, segurança,
Presidente
Presidente
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/10/2010

https://clubedad20.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Breve Histórico Empty Re: Breve Histórico

Mensagem por system Sáb Ago 10, 2013 7:56 pm

Interessante, realmente um belo relato!
Aqui estão algumas das caminhonetes citadas neste relato:
Breve Histórico Propaganda-d20

Breve Histórico 1314102498_63020

Breve Histórico D20-95-s4t-11

Essas pick-ups tinham quase a mesma configuração, porém a potência era um fator que impressionava em todos os modelos. Cada uma tinha seu toque de sofisticação diferente!. Laughing 

system

Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/07/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos